quarta-feira , 22 janeiro 2025
Lar Últimas notícias CPMI diz ao Supremo que cogitou prisão de ex-diretor da PRF – Artigo de Exemplo
Últimas notícias

CPMI diz ao Supremo que cogitou prisão de ex-diretor da PRF – Artigo de Exemplo

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro afirmou nesta terça-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que há indícios de que o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques teria participado “fatos preparatórios” aos atos. Além disso, a comissão disse que cogitou prender Vasques por falso de testemunho.

A afirmação foi feita pela advocacia do Senado ao defender posicionamento da comissão pela quebra o sigilo telefônico e bancário após Vasques prestar depoimento na CPMI. A quebra é contestada no Supremo pela defesa do ex-diretor, que alega não ter relação com os atos.

Para a CPMI, somente com a quebra de sigilo será possível realizar a apuração detalhada do caso. “Após a oitiva do impetrante como testemunha, o colegiado entendeu haver indícios de que o impetrante teria participado, enquanto diretor-geral da PRF, de possíveis fatos preparatórios ao 8 de janeiro. Chegou-se a cogitar, inclusive, a prisão do impetrante por falso testemunho”, afirmou a comissão.

A CPMI também apura a conduta de Vasques no comando da PRF no dia do segundo turno das eleições de 2022, quando houve diversas operações no Norte e Nordeste para averiguar o deslocamento de motoristas, e a atuação da corporação na desobstrução de rodovias após o anúncio do resultado do pleito.

Defesa

A defesa de Silvinei Vasques disse ao STF que ele foi convocado para depor na condição de testemunha e prestou todas as informações necessárias aos parlamentares. Para os advogados, a aprovação de quebra de sigilo foi uma “verdadeira violência à Constituição e à imagem e privacidade” do ex-diretor.

“O impetrante não tem nenhuma relação com os atos de 8 de janeiro, razão pela qual sua convocação para depor foi ilegal, configurando até mesmo dispêndio injustificado do dinheiro público, além de quebra do princípio da eficiência”, concluiu.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas notícias

Países europeus prometem alcançar US$ 100 bilhões para financiar clima – Artigo de Exemplo

Terminou nesta terça-feira (18) a 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos...

Últimas notícias

ONU Mulheres e Museu do Futebol fazem parceria para cobertura da Copa – Artigo de Exemplo

A ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, e o...

Últimas notícias

Parceria capacita jovens em semiliberdade com cursos do Senac-RJ – Artigo de Exemplo

Jovens em regime de semliberdade do sistema prisional, seus familiares e egressos do...

Últimas notícias

Ferramenta permite comparar situação de equidade racial e de genero – Artigo de Exemplo

Uma nova ferramenta do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e...